Pesquisar este blog

domingo, 23 de outubro de 2011

Do Baú: A Receita Encomendada.


Rosany Borges,cearense de boa cepa, minha xará (nome e sobrenome) e amiga do Orkut, me enviou a seguinte mensagem:
Oiii Rosany como você tá?!
Queria lhe perguntar se você sabe alguma receita de bolo com flocão de arroz... Já procurei na net e não acho que não tenha trigo... Sempre tem que ter o trigo... rsrsrs
Sabe o que é...meu filho, ele é celíaco e não pode comer nada com glúten... Então tudo que for de receita sem trigo eu vou atrás!!rsrsrs
Só se você puder... Pena que você more tão longe, senão eu ia bater ai pra você fazer essas suas maravilhas pra mim e pra minha galerinha!!
A mensagem me soou como um desafio, visto que eu nunca havia preparado nada com flocos de arroz, nem tampouco sabia algo sobre o tema – celíaco.
Visitei diversos sites em busca de informações. Descobri que algumas pessoas, além de não poderem consumir glúten, também apresentam intolerância ao leite e seus derivados, assim como ao ovo. E outros ainda enfrentam situação pior,pois além das intolerâncias citadas,ainda são diabéticos. Aí a coisa complica!!
Ansiosa para desenvolver a receita com o flocão de arroz, eu preocupei-me com isso e enviei e-mail pra Ro, indagando se o filhote dela tinha outras restrições alimentares.
Ela respondeu que não, que o problema dele é só com o glúten mesmo. Então a partir desta informação pude elaborar a receita abaixo.

Bolo flocos de arroz
Ingredientes:
250 g de manteiga
01 xícara de açúcar
03 ovos
01 pitada de sal
Suco de um limão médio
200 g de leite condensado
200 g de creme de leite
200 g de leite de coco
2 ½ xícara de flocão de arroz
1 colher rasa(sopa) de fermento em pó.
Modo de fazer
Na batedeira, coloca-se o açúcar, a manteiga pra bater lentamente. Acrescenta-se uma pitada de sal. Com a batedeira em funcionamento, vai se acrescentando, um a um, os ovos (gema e clara). Depois, põe-se o sumo de um limão. Continua batendo até ficar bem cremoso.
Essa mistura vai para uma tigela, onde será acrescido o leite condensado, o leite de coco e o creme de leite. Mistura-se levemente e coloca-se aos poucos o floco de arroz. Por último, o fermento em pó. A massa vai para o forno quente em uma forma untada com manteiga e o pó do floco de arroz.
Preparei o bolo e a turma de casa aprovou, tanto que o devorou rapidamente.
Ro, fico aqui na torcida pra que você prepare o bolo, que ele fique excelente e que seja aprovado pelo paladar do seu filhote.

*Texto e fotos postados originalmente no antigo endereço zany.zip.net.